tecnologia 4G
Em um mundo tão ávido por novas e melhores aplicações móveis, o desenvolvimento e aperfeiçoamento constantes são inevitáveis. A exigência dos usuários destas tecnologias é cada vez maior. O crescimento dos sistemas celulares se deve à grande mobilidade existente hoje, flexibilidade e também à baixa do custo tanto dos dispositivos quando dos serviços fornecidos. O LTE se enquadra exatamente neste requisito, onde é um padrão que tem basicamente objetivo de melhor flexibilização, baixa de custo tanto de dispositivos quando de serviços, fornecendo possibilidades de mobilidade total.
O LTE Long Term Evolution, em português Evolução de Longo Prazo (também conhecida simplesmente como LTE) tende a ser o padrão que irá revolucionar o mercado de banda larga móvel sem fio, graças as grandes perspectivas de evolução nas transmissões de dados sem fio, possibilitando mobilidade total e melhor qualidade nos serviços para os sistemas celulares. O LTE será muito importante para o sucesso da quarta geração dos sistemas móveis mais conhecido como 4G, visto como base de sustentação para esta evolução.
A telefonia móvel e, mais recentemente, as aplicações em banda larga móvel têm sido as grandes responsáveis pela enorme ampliação da base de usuários de serviços de telecomunicações em todo o mundo.
A companhia Wireless Intelligence, da GSM Media, constatou que o 4G já bateu a marca de 100 milhões de conexões. Ainda de acordo com o mesmo estudo, há 163 redes LTE disponíveis ao redor do mundo, todas elas dividas em 70 países. E, por enquanto, a Austrália, Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos têm a maior atividade com este tipo de tecnologia.
No ano anterior, 100 novas redes LTE foram ativadas no mundo todo, sendo que esse número deve ser repetido até o fim de 2013. Com isso, espera-se que o número de conexões ativas chegue a 900 milhões em breve.
A 4G é sucessora da 3G e as principais diferenças entre elas estão na velocidade de conexão e no carregamento de dados