Consórcio Modular
O consorcio Modular foi implementado na Fabrica da Volkswagem em Resende - Rio de Janeiro.
Os fornecedores de subconjuntos se localizam no terreno da montadora. A montadora tem o objetivo de transmitir aos seus fornecedores a responsabilidade pela montagem na linha de producao de todos os componentes do produtos.
O principio do funcionamento e a transferencia de tecnologia de montagem da montadora para as empresas fornecedoras. As obrigacoes e responsabilidades sao bem definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final e de responsabilidade do Lider do Consorcio Modular.
Não há funcionários da montadora na linha de montagem e os investimentos neste setor são compartilhados entre montadora e fornecedores (modulistas).
A Industria Automobilistica Brasileira vem crescendo desde 1990 atraves de investimentos em tecnologia, mix de produtos, ganhos de producao e novos gestores. Hoje contribui com o grande crescimento da nossa industria, ou seja, instalaçoes de diversas montadoras no Brasil tornando o setor automobilistico brasileiro um dos maiores do mundo. Provocou tambem grandes mudanças nas empresas de autopeças que antes eram familiares, pequenas e sem evoluir tecnologicamente o seu produto.
No Consorcio Modular, os parceiros (montadora e modulistas) sao responsaveis pela execuçao das operaçoes na linha de montagem, cada um especifica os processos, ferramentas e controles utilizados. Este sistema garante informaçoes padronizadas sobre o fluxo de Producao e processos unificados para que todos os parceiros envolvidos tenham acesso. A interaçao dos parceiros possibilitam melhoria na Producao, reduçao de custos, aumento na qualidade e competitividade. O processo de montagem do produto passa a ser de responsabilidade do fornecedor e nao do fabricante, cabe a este a interacao com o cliente, distribuicao do produto , comercializacao e marketing.
Ha uma mudança no foco estrategico da