Consorcio modular
Consorcio Modular
Objetivo : * Buscar redução nos custos de produção investimento, * Diminuir o estoque * Minimizar tempo de produção * Aumentar a agilidade na produção
Principios do Consorcio : Os fornecedores fazem a montagem de conjuntos completos de peças. Eles assumem a responsabilidade pela montagem.
No caso da Volkswagen, a montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais. Os parceiros não participam do lucro final dos produtos. Eles continuam sendo fornecedores, com a grande diferença de também montar as peças que vendem.
Vantagem :
Permite a redução nos custos de produção e investimentos, diminui os estoques, o tempo de produção e aumenta a produtividade .
Outra vantagem do consorcio é que ele permite o entendimento das implicações de seus produtos. Contribuindo com soluções para a melhoria da produtividade, diminuindo custos e aumentando a qualidade dele.
Fornecedores :
Na Volkswagen os fornecedores literamente trabalham dentro da empresa. Eles compartilham a infra estrutura.
São oito parceiros. São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (pneus).
Layout Interno na Volkswagen :
Não a area de armazenagem de estoque. Tudo que entra na fabrica é material processado .
A planta foi divida em 7 modulos, um para cada parceiro.
Resultado : * A VW tem se mantido uma das líderes deste setor altamente competitivo; * Nos primeiros 5 anos de operação o volume anual de produção subiu 168%, com uma redução significativa nos estoques da cadeia; * O sentimento de Parceria, ou seja, um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores onde todos são os responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum. * Aumento da