Consorcio modular
A globalização tem forçado as empresas a desenvolver produtos com maior qualidade em um menor tempo. As empresas por sua vez, buscam utilizar tecnologias de ponta na manufatura de seus produtos, que envolve desde a concepção do produto até sua efetiva produção. Mediante esse cenário nasce o Consórcio Modular. A indústria automobilística sempre foi considerada como inovadora dos padrões de produção em todo o mundo, responsável pelas principais mudanças na forma de organizar a produção e o trabalho. Podemos citar como exemplo o Consórcio Modular implantado na fábrica da Volkswagen em Resende-RJ.
Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. Forma-se equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.
Objetivo
O objetivo Consórcio Modular é reduzir custos e tempos de produção, aumentando a competitividade dos produtos, e dividir os investimentos, os custos e os riscos entre os consorciados e a empresa líder. As obrigações e responsabilidades são bem definidas entre as empresas participantes, sendo que a qualidade final é de responsabilidade do líder do Consórcio.
A Organização Modular tem como princípio de funcionamento a transferência da Tecnologia de montagem da empresa detentora do projeto para as empresas fornecedoras.
Como é uma operação de um Consórcio Modular
Vamos usar como exemplo o case da implantação do Consórcio modular na fábrica da Volkswagen em Resende, a primeira empresa no mundo a usar este novo conceito, para explicar como é o funcionamento e a operação de um Consórcio Modular:
A Fábrica
A fábrica de Caminhões e Ônibus da Volkswagen em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, foi inaugurada no dia 1 de novembro de 1996, com um sistema revolucionário na indústria mundial: o Consórcio Modular,