Usina
Rafael Piatti Oititica de Paiva
Reinaldo Morabito
Resumo
Neste trabalho apresentamos um modelo de otimização para o planejamento agregado da produção de usinas de açúcar e álcool. Este modelo se baseia nos modelos clássicos de seleção de processos e dimensionamento de lotes para representar o sistema de produção de açúcar, álcool e melaço, incluindo decisões da etapa agrícola, das fases de corte, carregamento e transporte de cana e, principalmente, decisões de moagem, escolha do processo produtivo e estoque dos produtos finais.
As decisões são tomadas em períodos semanais e o horizonte de planejamento são as semanas de safra. Para resolver o modelo de programação linear inteira mista resultante, utilizamos a linguagem de modelagem GAMS e o solver CPLEX. Um estudo de caso foi realizado em uma usina de açúcar e álcool do estado de Alagoas.
Neste estudo foi possível verificar a adequação do modelo proposto quando aplicado para auxiliar nas decisões envolvidas no planejamento agregado da produção de empresas deste tipo. Resultados computacionais são apresentados resolvendo um exemplo com dados de uma safra típica.
Palavras-chave: Planejamento agregado da produção. Seleção de processos.
Dimensionamento de lotes de produção. Otimização linear inteira mista. Usinas de açúcar e álcool.
1 Introdução
Após um longo período de controle estatal sobre o mercado de açúcar e álcool, o setor canavieiro enfrenta as conseqüências do processo de desregulamentação ocorrido ao longo de toda a década passada. Esta desregulamentação provocou modificações importantes na dinâmica deste setor, tendo, como algumas de suas conseqüências, a diminuição da competitividade das empresas do nordeste em relação às empresas do centro/ sul do Brasil (LIMA; SICSÚ, 2001; MORAES, 2002), o crescimento acelerado do volume de cana processada no Brasil (UNICA, 2005) e a modificação