Poder e cultura
Obra: Poder e Política. In STEPHEN P. Robbins. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 8ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 1998.
O texto trata-se de uma descrição sobre poder e cultura, bases e táticas de poder.
Poder e Política
Pode-se dizer que Poder é a capacidade que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra pessoa. O poder tem a função de dependência uma pessoa tem poder sobre outra se controlar algo que a outra pessoa deseja. A liderança e poder estão interligados no texto é abordado que os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo. Eles atingem os objetivos e o poder é um meio de facilitar suas conquistas. Existe uma diferença entre os dois, o poder não requer a compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência. A liderança por sua vez, se relaciona à direção em que a influencia é exercida.
Para saber o que dá a um individuo ou a um grupo a influencia sobre os outros é uma divisão das bases ou fontes de poder em dois grupos genéricos: formal e pessoal. O poder formal baseia-se na posição que o individuo ocupa dentro de uma organização. Existem alguns tipos de poder formal. O poder que é dependente do medo, o poder coercitivo; o poder de recompensa onde alguém se submete à vontade ou as ordens de outra pessoa em troca de algum benefício; O poder onde é usado para controlar os recursos de uma organização é o poder legítimo. No poder pessoal é o poder que emana das característica únicas de um individuo. As bases do poder pessoal é o talento, respeito e admiração dos outros e carisma.
Existem algumas táticas para uma pessoa ter influencia sobre as outras. São elas: Legitimidade (usa-se de políticas ou regras da organização); Persuasão racional (Apresenta argumentos lógicos para demostrar o objetivo); Apelo inspirativo (usa de um apelo emocional para influenciar); Consulta (usa de planos para aumentar a motivação); Troca (recompensa o alvo com