Cultura e poder
R: Sem duvida nenhum existe uma grande relação entre escola e cultura dentro do processo educativo, pois a educação está ligada dentro da cultura da humanidade e dentro do seu processo histórico. A escola e a cultura são pontos dependentes um do outro, não se trabalha com o aluno antes mesmo sem saber sua origem, da sua história, enfim e sua cultura. A escola é uma instituição construída historicamente dentro do contexto de uma grande cultura diante da atual modernidade. A escola é3 considerada uma verdadeira cultura.
02 – O que Perez Gomes identifica como “cruzamento de culturas”.
R: Ele propõe que os educadores entenda a escola como essa espaço de cruzamento de culturas, que seja visto o espaço escolar como nova postura, identificando as diferentes culturas que existe em meio escolar , é necessário reinventar a escola , onde as diferentes culturas seja meio de socialização.
03 – O que o autor refere-se em relação de transformar a escola em um espaço de critica cultural?
R: A idéia é para que os educadores possam desempenhar dentro de sala de aula o papel critico cultural propiciando ao aluno a compreensão de que tudo precisa precisam ser questionado e conseqüentemente transformado, favorecendo uma educação renovadora, ampliando assim a visão do aluno.
04 – O que é necessário trabalhar na escola para que os alunos tenham dentro de si o modo critico?
R: É necessário trabalhar com diversos tipos de culturas, além de filmes, anúncios, modas, costumes, danças, músicas, revistas, espaços diferentes, e etc, tais conteúdos devem adentrar no espaço escolar constituindo atenção e discussão entre educadores e alunos aumentando assim a expansão de novo horizonte cultural valorizando e construindo idéias novas, sendo elas conhecidas, debatidas e criticadas.
05 – Quais são as estratégias especificas que segundo a visão dos profissionais da educação podem ser capazes desestabilizar atitudes de