Poder e cultura
Diferentes perspectivas
Profa.Dra.Vânia Bessi
Max Weber
1864-1920
Poder
É a dominação, que é a probabilidade de que uma ordem, com um determinado conteúdo específico, seja seguida por um dado grupo de pessoas.
Weber apud Lebrun (1981)
Poder
É o nome atribuído a um conjunto de relações que formigam por toda a parte na espessura do corpo social (poder pedagógico, pátrio poder, poder policial, poder do padre, etc.).
Foucault, apud Lebrun (1981)
Potência
É a capacidade de efetuar um desempenho determinado, ainda que o ator nunca passe ao ato.
Por um lado, designa uma virtualidade; por outro, uma capacidade determinada, que esta em condições de exercer-se a qualquer momento. Lebrun (1981)
Potência
Significa toda oportunidade de impor a sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em quem repouse tal oportunidade. Weber apud Lebrun (1981)
Força
É a canalização da potência. Lebrun (1981)
Poder
Existe poder quando a potência, determinada por certa força, se explicita de uma maneira muito precisa. NÃO sob o modo de ameaça, da chantagem, etc..., mas sob o modo da ordem dirigida a alguém que deve cumpri-la.
Lebrun (1981)
• Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade
• Tipos de sociedade:
– Sociedade tradicional
– Sociedade carismática
– Sociedade legal, racional ou burocrática
Autoridade, Poder, Legitimação e
Dominação
• A cada tipo de sociedade corresponde um tipo de autoridade. • Autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. • Poder implica potencial para exercer influência sobre as outras pessoas. Poder significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra qualquer forma de resistência.
• Poder é a possibilidade de imposição de arbítrio por parte de uma pessoa sobre a conduta das outras.
Autoridade, Poder, Legitimação e
Dominação
• A autoridade proporciona poder, ter autoridade é ter
poder.