Guatemala
A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é uma das seis pequenas repúblicas, entre as quais se divide o longo território da América Central, certamente o mais importantes desses estados. Suas florestas e vulcões, ruínas e relíquias dos tempos passados, nos revelam o muito que aquele território sempre atraiu e prendeu o homem a terra. Sua capital é a Cidade da Guatemala.
Guatemala vem de origem asteca Quauhtlemallan e significa "lugar com muitas árvores".
História
Do século IV ao século XI, as terras baixas da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.
Embora os conquistadores espanhóis tenham chegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.
A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade do Século XX experimentou uma variedade de governos militares e civis, sendo uma dessas de Jacobo Arbenz - que fora retirado do poder por ameaçar fazer reforma agrária em terras da United Fruit Company; desse modo sofreu um golpe com intervenção estadunidense, em 1953, colocando um ponto final na política de Boa Vizinhança, caracterizada pelo governo Roosevelt, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo da paz terminando formalmente com o conflito, que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado um milhão de refugiados.
Coronel Jacobo Arbenz Guzmán Política
O parlamento da Guatemala, o Congresso da República, com 113 assentos, é eleito cada quatro anos, simultaneamente com as eleições presidenciais. O presidente atua como chefe de Estado e do governo. Em suas tarefas executivas é auxiliado por um gabinete de ministros que são designados pelo próprio presidente.
O título de Presidente da Guatemala é o título