guatemala
CLARA
GRAZIELY
IARA
LORENA
RAINARA
SAMARA
3M02
GUATEMALA
VILA VELHA,ES
2015
Superfície: 108.889 quilómetros quadrados
População: 10,6 milhões de habitantes
Capital: Cidade de Guatemala
Independência: 15 de Setembro de 1821.
Chefe de Estado: Alvaro Arzu (desde 1996).
Grupos étnicos: 60 % índios, 35 % mestiços e 5 % brancos.
Idioma: Espanhol (oficial). Grupos étnicos falam idiomas de origem maia.
Moeda: Quetzal.
Economia: Café, algodão, cana-de-açúcar e bananas. A indústria está pouco desenvolvida. O solo é rico em minerais, porém não foram explorados: ouro, prata, platina, ferro, cobre e petróleo.
PNB per capita: 1190 dólares (cerca de 207 contos)
Religião: Cerca de 90 % de católicos.
Dados sociais: Alfabetização 47 %. Esperança de vida à nascença, 62 anos. Mortalidade infantil, 57 por mil nascimentos.
Política da Guatemala sistema político
Guatemala tem um sistema de governo republicano, democrático e representativo. O presidente eo vice-presidente, chamado de Designações como pares, são eleitos diretamente pelo voto universal e são limitadas a um período não-prorrogável de quatro anos. O vice-presidente pode ser um candidato para presidente depois de quatro anos fora do escritório.
O poder legislativo é exercido pelo Congresso da República (unicameral), composto por 158 deputados eleitos directamente por sufrágio universal e secreto, o sistema de distritos eleitorais e uma lista nacional, por um período de quatro anos, podendo ser reconduzido. Cada departamento no país é um distrito eleitoral. O município de Guatemala forma o distrito central e os demais municípios da Guatemala Guatemala constituem o distrito. Para cada distrito eleitoral deve ser escolhida pelo menos um deputado. A lei define o número de deputados que correspondem a cada distrito em proporção à população. Um número equivalente a 25% dos deputados distritais são eleitos directamente como membros de lista nacional.
A