Guatemala
Declaração de Guatemala
Pode-se dizer que o conjunto de recomendações e propostas da Declaração de Salamanca, é guiado pelos seguintes princípios: * Independente das diferenças individuais, a educação é direito de todos; * Toda criança que possui dificuldade de aprendizagem pode ser considerada com necessidades educativas especiais; * A escola deve adaptar–se às especificidades dos alunos, e não os alunos as especificidades da escola; * O ensino deve ser diversificado e realizado num espaço comum a todas as crianças.
Comentário da aula do dia 06 de março
Temos que ter a consciência de que todos podem e tem o direito de aprender. Autorizar-nos para uma mudança é o primeiro passo para uma mudança interna e externa que possa modificar algo.
Integração é colocar o indivíduo no meio dos “normais” para ele se adaptar.
Inclusão é quando todos se adaptam em suas diferenças fazendo parte de todos.
Mas a inclusão não é somente para quem tem alguma deficiência visível, todos somos deficientes em algum aspecto e por isso temos que aprender que todos tem suas diferenças e entender essa diferença é o primeiro passo para a mudança.
“ Entender esta diferença é o primeiro passo para aprendermos a “Acolher para transformar””
Comentário da aula do dia 13 de março
As vezes somos impedidos de ver a beleza que há por traz da inclusão, ela nos faz crescer e nos da o conhecimento sobre a riqueza do ser diferente.
Temos que ter a vontade de virar a mesa e ver que todos tem o direito de aprender e de ser feliz, todos tem o seu próprio tempo para o aprendizado.
“ É preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a