Poder publico
O Poder Público e o Turismo
&
P
RODETUR
C
RP 0466 – Dimensão e Dinâmica do Turismo
P
rofª: Gleice Guerra
A
luna: Ariadne Vieira Stephano
N
ºUSP: 6880935
S
ão Paulo
2
009
R
eflexão de como o poder público pode influenciar a atividade turística
O Turismo é, hoje, no mundo, uma das mais relevantes atividades econômicas, que vem se desenvolvendo com muita rapidez. Em muitos países, como Espanha, Itália, França, o poder público percebeu a importância desta atividade e, conseqüentemente, passou a intervir no mercado turístico, a fim de melhor planejar e otimizar o desenvolvimento da atividade. A partir de tal fato, ficou evidenciada a grande importância da formulação e avaliação das Políticas Públicas de Turismo, objetivando um desenvolvimento sustentável com melhores condições sociais e econômicas para as populações locais, proporcionando um elevado grau de satisfação para os turistas, gerando, ao mesmo tempo, a fidelidade destes.
P
ara isto, é essencial avançar nas Políticas Públicas de Turismo, principalmente na for-mação de especialistas que possam atuar como assessores e consultores na elabora-ção, formulação e avaliação de tais políticas. O Turismo não mais poderá ser tratado com ações pontuais e isoladas, que acabam beneficiando a um único grupo social. Deve-se observar a relevância da elaboração ou formulação de Políticas Públicas de Turismo de forma comprometida e diretamente relacionada com a realidade local, estadual e federal, levando-se em conta a potencialidade turística, as deficiências, as condições favoráveis, a situação da população e quaisquer outros e fatores técnico-burocráticos.
V
ivemos nos dias de hoje um processo de globalização capitalista que privilegia o capital internacional promovendo o aumento da concentração da renda e das desigualdades sociais. Com isso, surge a reflexão de como a atividade turística pode contribuir de forma consistente para a promoção do desenvolvimento social do país. A verdade é