sustentabilidade no poder publico
A introdução deste tema dentre as políticas de gestão possibilitou uma maior visão, onde múltiplos setores de negócios investiram no conceito de que a sociedade deveria preservar o meio ambiente de forma perene, responsável e consciente, garantindo então, a qualidade de vida desta e de gerações futuras.
A sociedade passa pela discussão da sustentabilidade, principalmente a sustentabilidade aplicada às empresas, onde ainda há uma considerável lacuna entre as ações discutidas e as efetivamente colocadas em prática. Tais ações ainda não são suficientes para amenizar o processo negativo (degradação ambiental) causado pelas atitudes do homem e empresas no ecossistema.
Porém, sabe-se que para um país crescer de forma sustentável não é questão de possibilidade mas de necessidade. Sendo assim, cria-se políticas públicas enfatizando que é preciso fazer mais com menos, as quais começam a ganhar "corpo" no Brasil.
Um exemplo de empresa que investe em políticas de sustentabilidade é a Petrobras, a qual possui diversos programas voltados para economia e meio ambiente.
O Plano Estratégico da Petrobras expressa claramente o compromisso da companhia com a realização de seus negócios de forma social e ambientalmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
A missão, visão, valores e políticas corporativas incluídas nesse plano privilegiam o respeito ao meio ambiente, o foco na responsabilidade social, a valorização dos principais públicos de interesse e a transparência nas relações com os mesmos, a excelência e liderança em questões de saúde, segurança e preservação do meio ambiente, a ética na condução dos negócios, a busca da sustentabilidade de projetos, empreendimentos e produtos em todo o seu ciclo de vida e a consideração da eco-eficiência das operações
Como realiza atividades