RESENHA PODER PUBLICO
DISCIPLINA: PODER LOCAL E ADMINISTRÇÃO MUNICIPAL
ALUNOS: INES O. DE ALMEIDA E SUZANA CEDRO B. PAIVA
PODER LOCAL E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Corrêa, Izabela Moreira. Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais
IZABELA MOREIRA CORRÊA
Analista do Banco Central do Brasil, pesquisadora do Centro de Estudos Legislativos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Mestre em ciência política pela Fafich/UFMG, graduada em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Coordenadora-Geral de Promoção da Ética, Transparência e Integridade, Controladoria Geral da União.
IBOTIRAMA/BA 2014
A argumentação que sustenta a problemática abordada pela autora, apresenta o marco regulatório nacional que subsidiou a reforma administrativa no estado de Minas Gerais, com especial ênfase no planejamento estratégico, na gestão pública por resultados e na participação do Legislativo e cidadãos nos processo de reforma.
Em seu artigo, CORRÊA explicita como a reforma da administração governamental, através do planejamento estratégico, no estado de Minas Gerais se iniciou primeiramente com a definição do papel que o estado desejaria e deveria representar. Através desse planejamento foram priorizadas algumas questões de políticas públicas importantes que começaram a ser objetivadas com o intuito de gerarem resultados. A reorganização institucional também foi importante para que o processo de administração estratégica no estado se torne eficiente e eficaz.
A esse entendimento, apenas uma pequena ressalva: a reforma do Estado deveria ser reduzida á atuação em áreas específicas. Segundo CORRÊA essa redução foi feita através do Plano Diretor de Reforma do Estado onde o mesmo teve sua área de atuação dividida em quatro setores: o núcleo estratégico; as atividades exclusivas; os serviços não exclusivos; e a produção de