Gestão democratica
Resenha Descritiva Acadêmica
O principio da Gestão Escolar Democrática no Contexto da LDB.
O principio da Gestão Escolar Democrática no Contexto da LDB, é um texto de Vitor Henrique Paro e faz Parte de uma coletânea que se intitula Gestão, Financiamento e Direito à educação. Analise da Constituição Federal e da LDB.
O texto resenhado é parte integrante desta coletânea que esta na 3°edição e foi publicado pela editora Xamã em 2007 com 143 páginas, sendo utilizadas na resenha 10 páginas; que abrangem o texto O Principio da Gestão Escolar Democrática no contexto da LDB, as páginas vão das 73 a 83.
O texto relata o conjunto de determinações que constam na LDB que dizem respeito à Gestão da educação, mais levantam ainda outros aspectos que tratam diretamente da gestão das unidades escolares. O texto está dividido em seis temas que tem a intenção de criar um debate que seja proveitoso e mostre soluções alternativas para os problemas ou situações apresentadas na gestão escolar. O autor mostra de forma clara o que diz a LDB, e faz questionamento a respeito do Artigo 3°Inciso VIII, que diz “gestão democrática do ensino público” na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino, este questionamento se dá por entender que a legislação restringe a gestão democrática as escolas públicas, e as particulares no que seriam pautadas? Numa gestão autoritária. Também relata que a elaboração do PPP não acontece sem a participação da comunidade escolar e a participação dos profissionais da escola. O autor também fala da necessidade dos trabalhadores da educação em ter uma carta Magna e o princípio da gestão democrática nas unidades escolares.
Paro questiona a demanda por ensino fundamental, e deixa claro que podemos usar a LDB no que diz respeito ao ensino fundamental, pois em termos quantitativos já estamos atendendo praticamente a todos os jovens e crianças, o que falta melhorar na educação do ensino fundamental e a qualidade e a permanência do ensino