Trabalho de contabilidade de custos - abc
Conceitos:
O custeio baseado em atividades é uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impacta o consumo de recursos de uma empresa. É conhecido como ABC ( Activity-Based Costing) e foi desenvolvido por Robert Kaplan - maior autoridade em custos da atualidade e renomado professos de Harvard.
O método, igualmente, ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário dos custos indiretos, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção. Pois com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos como em termos relativos, comparativamente aos custos diretos.
Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa/ação, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor.
A ideia básica é atribuir primeiramente os custos ás atividades e posteriormente aos produtos. Sendo assim, primeiramente faz-se o rastreamento dos custos que cada atividade causou, atribuindo-lhes estes custos e posteriormente verificam-se como os portadores finais de custos consumiram serviços das atividades, atribuindo-lhe os custos definidos.
Importância:
A importância que se da a utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades aos responsáveis pelas mesmas.
Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a