Reflexões sobre as atuais políticas educacionais brasileiras
EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
IVONETE DA SILVA CANTUÁRIA1
GUIOMAR CAMPOS DA SILVA DIAS2
LIPOLTO JORGE DOS SANTOS3
RESUMO
As atuais políticas educacionais garantem o acesso com qualidade ao ensino público brasileiro? Conceituar qualidade, Refletir e discorrer acerca dos impactos das atuais políticas educacionais no ensino público brasileiro. Como a atual configuração das políticas educacionais que são de 1990, neste contexto a educação brasileira passou por várias transformações em segmentos de ensino a complexo educativo. Onde, baseada na concepção pedagógica produtivista, a educação foi considerada a esfera central para transformar socialmente o país e promover o desenvolvimento econômico. A metodologia utilizada para esse trabalho foi a pesquisa, através do estudo das ações sociais individuais e grupais, realizando um exame intensivo dos dados, coletados a partir de literatura, sítios de internet, revistas, vídeos e jornais.
Palavras-Chave: Educação, Política, Qualidade e Desenvolvimento.
__________________________
1Servidora Pública na Escola Estadual Militar na cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, Graduada em Pedagogia (Docência das Séries Iniciais e Supervisão Escolar), UFT. Email:
2Professora do Projovem na cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins, Graduada em Serviço Social, ULBRA-TO. Email: Guiomar-Campos@hotmail.com.
3
Coordenador de Biblioteca na Rede Estadual de Ensino de Palmas, capital do Estado do Tocantins, Graduado em Normal Superior com Complementação em Pedagogia, Unitins. Email:Lipoltojorge@bol.com.br
INTRODUÇÃO
O propósito do presente estudo é refletir acerca dos impactos das atuais políticas educacionais no ensino público brasileiro. Nesse sentido procurar-se-á identificar se as atuais políticas educacionais garantem o acesso com qualidade ao ensino público brasileiro e conceituar qualidade educacional sob a ótica pedagógica. Barboza e Souza