Paper Análise de Custos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0141)
12/12/2014
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma síntese dos conceitos dos métodos de custeios ABC (Activity Based Costing), do método de custeio por absorção e do método de custeio variável, utilizados nas organizações atuais, fazendo uma análise sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização, assim como mostrar quão importante são cada um deles, pois todos possuem suas vantagens e suas desvantagens, cabendo ao contador de custos fazer uma análise e apresentar a informação adequada para cada tipo de decisão a ser tomada. Portanto o trabalho mostra considerações gerais sobre os três sistemas de custeio e, ainda, descreve sobre os principais conceitos fazendo uma revisão bibliográfica sobre estes métodos.
Palavras-chave: Contabilidade, Custos, Sistemas de Custeio, ABC, Absorção e Variável.
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade de Custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio das funções de determinação de desempenho, planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. (LEONE,2000).
Segundo Martins (2000, p.22), a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: no auxílio ao controle e na ajuda às tomadas de decisões. No que diz respeito ao controle, sua mais importante missão é fornecer dados para estabelecimentos de padrões, orçamentos e outras formas de previsão.
A Contabilidade de Custos geralmente está subordinada à controladoria ou a uma diretoria financeira, que tem a função de controlar os custos, coletar, classificar e registrar os dados operacionais das diversas atividades da empresa. Para tanto, estes dados podem ser monetários ou físicos (unidades produzidas, horas trabalhadas,