FORMA O DE SOLO DO TERCEIRO PLANALTO OU SOLOS DO NORTE DO PARAN
3760 palavras
16 páginas
FORMAÇÃO DE SOLO DO TERCEIRO PLANALTO OU SOLOS DO NORTE DO PARANÁo Terceiro Planalto paranaense, ou planalto de Guarapuava, que se estende desde da Escarpa da Esperança até o rio Paranapanema, que faz divisa com o estado de São Paulo, e com o rio Paraná que faz divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, com o Paraguai e com a Argentina, continuando ainda em Santa Catarina. Este planalto é composto principalmente de rochas Ígneas Extrusívas, como o Basalto, que veio a superfície quando o Gondwana se separou, abrindo inúmeras fendas na litosfera, por onde o magma conseguiu extravasar, criando portanto uma macro estrutura de derrames vulcânicos que se "esparramaram" por cima das estruturas sedimentares que compõe o Segundo Planalto. Cabe ressaltar que a partir desta estrutura, foi possível formar solos bastante férteis, (as antigas Terras Roxas estruturadas, que hoje são chamados de Nitossolos) que dão ao Paraná a possibilidade de ter a agricultura como um forte componente na economia. Posteriormente, em um período de clima mais seco, formou-se a partir destes basaltos, alguns arenitos que são encontrados na porção noroeste do estado, em função do predomínio do intemperismo físico. Esta formação, chamada de Caiuá, é responsável pela formação de solos bastante arenonos, o que torna a região ambientalmente frágil do ponto de vista dos processos erosivos.
Características:
Característica desse tipo de solo é a bruno-avermelhado-escura, são altamente friáveis quando úmidos com organização estrutural forte muito pequena granular, conhecida como "póde-café", podendo apresentar estrutura fraca à moderadamente desenvolvida, com textura argilosa ou muito argilosa.
Esse tipo de solo é encontrado em regiões com relevo normalmente suave-ondulado, com declividade raramente ultrapassando 7%, sendo profundos, porosos, bem permeáveis e de fácil preparo. São de grande significado agrícola, no entanto a principal dificuldade agrícola é que esses solos são de baixa fertilidade,