Sociedades e sistemas economicos
O livro A grande transformação analisa a formação da economia capitalista de mercado. Desvenda os processos através dos quais o mercado separou-se das demais instituições sociais, até se tornar uma esfera autônoma, “auto-regulável”, que pretende dominar o resto da sociedade pela transformação do trabalho, da terra e do dinheiro em mercadoria. Polanyi baseia as suas conclusões em um estudo da Inglaterra na época da Revolução Industrial, contrastando-a com sociedades “primitivas” e “arcaicas”, em uma análise comparativa que enfatiza o caráter singular e destrutivo da moderna economia de mercado.
O autor
Karl Polanyi nasceu em Viena, a 21 de outubro de 1886, de pais húngaros. Estudou nas universidades de Budapeste e Viena, formando-se em filosofia e em direito.Começou a praticar nos tribunais de Budapeste em 1912, mas, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, foi servir como capitão no exército austro-húngara. Terminando o conflito, estabeleceu-se em Viena, onde logo se tornou conhecido como escritor e jornalista. De 1924 até 1933 fez parte do corpo editorial do Oesterreichische Volkswirt, o mais importante seminário financeiro de Viena, onde escrevia sobre assuntos ligados à economia e à política internacional.
Com a ascensão do fascismo, Polanyi teve de demitir-se do jornal, e, em 1933, emigrou com sua família para Londres. Tornou-se cidadão britânico e lecionou em cursos de extensão oferecidos pelas universidades de Oxford e de Londres a alunos pertencentes á classe operária. Durante esse período viajou freqüentemente para os Estados Unidos, fazendo pesquisas e dando conferências, até que foi convidado, em 1947, a ensinar História Econômica Geral na Universidade de Colúmbia. Lá permaneceu até 1953, quando se aposentou. A aposentadoria, entretanto, não o levou a abdicar das suas atividades de pesquisa, desenvolvidas com entusiasmo até quase o momento de sua morte, em 23 de abril de 1964, numa casa de campo nos arredores de Toronto, Canadá.