Sociedade dos poetas mortos
* Introdução Pag: 02 * Objetivos Pag: 03 * Analise Pag; 04 a 09 * Conclusão Pag; 10 a 11 * Referencias Pag; 12 * Anexo Pag: 13
Introdução
Este relatório faz uma analise de como era uma escola tradicional, conservadora, onde quase todos os professores eram ex-alunos, e mesmo os pais exigiam que a escola permanecesse nesta linha conservadora, como forma de subjugar seus filhos, ter o controle tanto físico quanto emocional. E ai chega um professor substituto, também ex-aluno, que conseguiu, num curto espaço de tempo, despertar nos jovens, a ânsia de viver, o sentido da vida olhando por ângulos diferentes, a emoção de transgredir pequenas regras.
Objetivos O objetivo é tentar entender, as atitudes de professores, diretores, pais, acostumados ao conservadorismo, ao tradicionalismo, á mesmice do dia a dia, frente ao novo, inusitado. A uma nova forma de ver a vida, de sentir a vida, de experimentar novas amizades, novas pessoas. De poder transgredir pequenas regras, sem que por isto, ser castigado fisicamente. È entender até onde foi a tentativa de certas entidades centenárias, de mesmerizar o ensino, e através deste, a forma de ver a vida por outros ângulos.
Analise O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibir a expressão e a valorização do pensamento livre. O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos. Segurando a vela o diretor diz aos alunos: “esta é a luz do saber”, como se até aquele momento eles nada soubessem.
O tipo de escola mostrada no filme era a de uma instituição tradicional, com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis,