Poder controle
Podemos analisar que a sociedade anônima segue uma regra organizada, direcionando as funções e deveres sendo:
Diretoria aquele que possui a maior parte das ações da empresa, tornando-se sócio majoritário, assim podendo tomar decisões que visa o bem estar e progresso da companhia.
Conselho, são os que de tem a menor parte das ações ou seja os outros 49%, mas são tão importantes quanto os diretores que possui os 51% do total das ações.
No geral em muitas empresas podemos ver que as lideranças podem ser passadas quando controlado por membros da família, são manipulados por eles quem poderá liderar ou por votos.
Como em uma eleição onde todos podem escolher uma nova liderança mesmo que o acionista detendo uma pequena parte das ações, mas pode determinar quem será o novo diretor ou representante de seus interesses.
Acordo de acionista.
O grupo de acionista são subdivididos em duas partes, aqueles que possuem a responsabilidade de aquisição e vendas de bens e preferência em adquiri-los ou seja aquele possui o poder de controle.
Sendo o mesmo arquivados na sede, tais são responsáveis ao direito de ação, mas não englobando todos os acionistas.
Assim podemos ver que através da lei e da regra, assumindo dentro da empresa como um acordo firmado sejam cumpridos, mostrando-se ainda que houver inconformidade na execução determinando ações que os acionistas podem promover, ações especifica em acordo e ações pré estabelecidas na empresa, fixada em sua sede.
Assembléia é constituída pelos os acionistas que tem o poder de decidir a melhor maneira de proteger a companhia, e também e um órgão responsável por agrupar a maioria de seus acionistas para realizar todos os assuntos de interesse da empresa que é considerado necessário, o mesmo mostra-se que mesmo sendo um assunto de interesse da sociedade de tal importância, assembléia que é órgão responsável não tem sido convocada, sendo que prevista no art.122 da mesma lei.
Assembléia geral e responsável