PNEUMONIA
A pneumonia pneumocócica pode infectar o trato respiratório superior e se espalhar para o sangue, pulmões, ouvido médio e sistema nervoso. Pneumonia pneumocócica geralmente ataca crianças de menos de 2 anos de idade e adultos de mais de 65 anos. Adicionalmente, pessoas com certas condições médicas, como doença crônica no coração, pulmão ou fígado, também apresentam risco mais elevado para pneumonia pneumocócica. Também têm risco mais elevado para pneumonia pneumocócica pessoas com AIDS e as que receberam órgãos transplantados e estão tomando remédios que diminuem sua resistência.
Causa da pneumonia pneumocócica
Pneumonia pode ser causada por uma variedade de vírus, bactérias e algumas vezes fungos. Pneumonia pneumocócica é causada por uma bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococcus.
Transmissão da pneumonia pneumocócica
Pneumococcus se espalha através do contato com pessoas doentes ou que carregam a bactéria na garganta. A pneumonia pneumocócica pode ser transmitida a partir de gotículas respiratórias do nariz ou boca de uma pessoa infectada. É comum algumas pessoas, especialmente crianças, carregarem a bactéria na garganta sem estarem doentes.
Sintomas da pneumonia pneumocócica
A pneumonia pneumocócica pode começar subitamente. A pessoa pode sentir fortes tremores de calafrio, os quais são geralmente seguidos por:
*Febre alta.
* Tosse.
* Falta de fôlego.
* Respiração rápida.
* Dor no peito.
Outros sintomas podem incluir:
* Náusea.
* Vômito.
* Dor de cabeça.
* Cansaço.
* Dor muscular
Complicações decorrentes da pneumonia pneumocócica
Em torno de 30% das pessoas com pneumonia pneumocócica a bactéria invade a corrente sanguínea a partir dos pulmões. Isso causa bacteremia, uma complicação muito séria que também pode causar outros problemas pulmonares e alguns problemas cardíacos.
Diagnóstico da pneumonia pneumocócica
O médico pode