clientelismo
Recebe o nome de clientelismo a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são considerados "clientes". Esta atividade é muito comum vermos em nosso país, a cada dois anos milhares de pessoas são subordinadas por políticos em troca de cestas básicas, vale combustível, automóveis e dinheiro.
O clientelismo tem como finalidade essencial prender politicamente o cidadão. Os responsáveis por esse ato tão comum em nosso país são denominados clientelistas ou traficantes de influências. O grande objetivo dos clientelistas é o voto do eleitor ou dinheiro. A partir deste ponto de vista, temos que o clientelismo é a porta da corrupção política, sendo o sistema que dá origem a tantas desigualdades sociais, falta de saneamento básico, educação precária e etc., ou seja, o caminho contrário ao desenvolvimento de um país. O combate a tal prática danosa ao progresso de qualquer sociedade dá-se, sem sombra de dúvida por meio de uma maior educação formal e um esclarecimento de todos os cidadãos, para evitarem o predomínio de determinados grupos sobre outros, algo que impede o melhoramento social, político e econômico de qualquer coletividade.
Corrupção: uma doença que contamina a sociedade, cada vez mais descrente.
Escândalos e impunidade fazem com que poder público perca o respeito da população.
Jornal do Brasil
Publicidade
Historicamente, a trajetória política do país se mistura com escândalos de corrupção, farra com dinheiro público e descaso com a população carente. Notícias de falcatruas tendo como personagens autoridades e instituições públicas estão todos os dias nas manchetes dos jornais. Para quem lê e vê todos os dias os desmandos acontecerem, e, sobretudo sem que os personagens sofram qualquer tipo de punição, a indignação e a falta de crença nas instituições do país são os sentimentos dominantes.
Para sociólogos, a questão é histórica, onde as autoridades - e também o povo - esqueceram como diferenciar o