pneumonia
PORTUGUES
PROF. PATRICIA
ROMANTISMO
LARISSA MACOULLY CAMPOS
3° PERIODO / AUT132
21 de junho campus Volta Redonda
Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico que começou em meados do século XVII, indo até a metade do século XIX. Em Portugal, o movimento foi inaugurado por Almeida Garret com o poema chamado de Camões em 1825.
O Romantismo possui várias características, dentre elas está a volta ao passado para fugir dos conflitos da realidade. Os poetas românticos opunham-se ao modelo clássico e valorizavam a arte de caráter popular. Nele o individuo passa a ser o centro das atenções, com muita imaginação e sentimento. Os românticos valorizavam o nacionalismo, eles exaltavam a natureza de sua nação e retornavam ao passado e construíam em seus poemas heróis que fizeram parte do passado histórico de seu país.
Os poetas românticos supervalorizavam suas emoções e valorizavam também o eu deles, promovendo o egocentrismo. Eles se importavam tanto com suas emoções que estas passavam a predominar sobre a razão.
A natureza passa a ser um tema muito utilizado pelos românticos, principalmente a de sua pátria.
No Romantismo os poetas fugiam da realidade e iam para um mundo imaginário que eles criavam a partir de seus sonhos e emoções. Eles buscavam um mundo perfeito, um lugar ideal de se viver, sem as angustias e aflições do mundo em que vivemos.
A valorização da linguagem popular é uma característica também muito importante do Romantismo, pois os poetas queriam que suas obras fossem populares, que o povo tivesse acesso a elas.
A estrutura dos poemas nessa época não é muito clássica. Os versos são livres, sem medidas e há também poemas sem rima.
Resumindo, o Romantismo procurava a libertação das formas clássicas e abusava da subjetividade. Havia predomínio da emoção sobre a razão, e a ênfase do nacionalismo, da imaginação e da religião.
O poema “O amor” é constituído apenas de uma estrofe com quatro versos,