reino animal
Introdução Neste trabalho iremos comentar sobre o reino animal, mostrando a classificação e nomenclatura; características gerais dos filos e principais grupos, com exemplos e anexos.
Desenvolvimento
Classificação e nomenclatura
Os animais são organismos multicelulares, de nutrição heterótrofa e no seu ciclo de vida a reprodução sexuada está presente, mas isso não quer dizer que a reprodução assexuada não exista. Os animais podem ser considerados em dois grandes grupos:
Vertebrados – os que possuem vértebras, representados por peixes, anfíbio, répteis, aves e mamíferos;
Invertebrados – os que não possuem vértebras, representados por um grupo muito grande, que inclui os insetos, os anelídeos, os crustáceos e muitos outros.
Características gerais dos filos
Filo Porífero: Animais muito primitivos, conhecidos por esponjas, que vivem em água salgada ou doce. Os poríferos, também chamados de esponjas, ou espongiários, são animais aquáticos, encontrados tanto em ambientes marinhos quanto de água doce. Considerados organismos sésseis, por não possuírem estruturas locomotoras, serem pouco móveis e viverem fixados ao substrato, solitários ou em colônias; alguns podem fazer parte de recifes. O tamanho, forma e coloração variam bastante, de acordo com a espécie e fatores ambientais.
O corpo é simples, sem apresentar tecidos diferenciados. Por toda a sua extensão há poros, também chamados de óstios, formados por células denominadas porócitos. Tais estruturas facilitam a comunicação entre meio interno e externo, e é por elas que a água entra no interior do animal – mais especificamente na espongiocele, antes chamada de átrio. Tal fato é condição para que as esponjas se alimentem e respirem por meio de partículas alimentares, minerais e oxigênio que vêm junto com este solvente. O ósculo, na porção superior, é uma abertura de tamanho maior, por onde