freud
A sociologia como ciência é um resultado dos acontecimentos do século XVIII. Seria difícil viver em uma sociedade tão problemática sem criarmos para ela uma resposta adequada. O homem deixa de dar uma resposta as questões que ele mesmo formula em decorrência de sua realidade, em decorrência de seu estar no mundo. Essa é a grande esperança.
Augusto Comte “pai fundador da sociologia
Comte objetivava analisar os problemas sociais com elementos das ciências físicas e naturais sendo que a estática social seria referente a ordem e a dinâmica social referente ao progresso. Passava por 3 diferentes estágios : teológico – a concepção de homem e de mundo é determinada pelo sobrenatural. Metafísico - o teológico é substituído por uma concepção filosófica de homem e de mundo. Positivo – a ciência é a fonte explicativa de nosso estar no mundo.
Herbert Spencer
Para ele a evolução da sociedade engloba o crescimento e a complexidade que é gerenciada pela interdependência e pelo poder. Se os padrões da interdependência e concentrações de poder falham ao surgimento da sociedade , ou inadequadas a tarefa, ocorre a dissolução e a sociedade se desmorona.
Quando as sociedades crescem e se tornam mais complexas , revelando muitas divisões e padrões de especializações, estas funções chaves distintas ao longo de três linhas: operacional(reprodução e produção), a distribuidora(fluxo de materiais e informações), reguladora (concentração de poder para controlar e coordenar).
Karl Marx
A sociedade determina o indivíduo por meio das condições materiais de existência. (econômico)
O funcionamento da sociedade deve ser entendido por sua base econômica
A desigualdade social é inerente ao sistema socioeconômico capitalista
A análise sociológica deve, portanto centrar-se nas estruturas de desigualdade e nas combinações entre aqueles com poder, privilégio e bem-estar material, por outro lado.e os menos poderosos, privilegiados e