Reino Animal
O reino animal é formado por seres que se caracterizam pela significativa sensibilidade e mobilidade. Envolve os seres heterotróficos e aeróbicos desprovidos de celulose e clorofila. Suas principais características: possuem um ativo metabolismo, organização centralizada, meio interno constante, sistema de excreção, crescimento diferencial e diferenciação de camadas no desenvolvimento dos embriões. O Reino Animalia divide-se em 9 filos:
- Cordados (animais vertebrados, com corda dorsal)
- Celenterados (animais aquáticos, que têm um corpo com uma única abertura, rodeada de tentáculos com células urticantes) - Espongiários (animais aquáticos, fixos, e com um corpo poroso)
- Platelmintas (animais terrestres e aquáticos, geralmente parasitas, com um corpo achatado)
- Equinodermes (animais aquáticos com simetria radial, e que usam pés ambulacrários para se deslocar)
- Anelídeos (animais com um corpo mole, cilíndrico e segmentado. Tem pele nua)
- Artrópodes (animais que têm um exosqueleto – esqueleto externo, corpo segmentado e três ou mais pares de patas articuladas)
- Moluscos (animais geralmente aquáticos, mas também terrestres, com o corpo mole, normalmente protegido com uma concha. Movem-se através de um pé, que pode ser um ou vários tentáculos)
- Nematelmintas (animais normalmente parasitas, com o corpo cilíndrico)
- Caracterização
Atualmente são conhecidas cerca de 1 milhão de espécies pertencentes ao Reino Animal, enquanto outras estão sendo constantemente identificadas. Esses organismos, chamados genericamente de animais, possuem características comuns:
São peculiares, eucariontes e heterotróficos (grego hetero = outro, diferente; grego trophé = nutrição). Suas células não possuem parede celular.
Como são heterotróficos dependem, para sua nutrição, de outros seres vivos.
A maioria dos animais é capaz de se locomover. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos trazidos pela água.
A maioria dos animais