Pneumonia e Doenças da Pleura
Campo Grande/MS, junho de 2013
Saúde do Adulto I
I) PNEUMONIA
A pneumonia é uma infecção do trato respiratório inferior, que compromete as vias aéreas e o parênquima, com ou sem consolidação dos espaços alveolares. A pneumonia é um distúrbio pulmonar restritivo, caracterizado pela inabilidade dos pulmões em expandir-se totalmente, como resultado de inflamação dos pulmões (KLIEGMAN et al, 2006 apud MACHADO,2010).
As infecções respiratórias agudas representam uma causa mundialmente importante de morbidade e mortalidade, particularmente nos países em desenvolvimento (RODRIGUES, 2002). Considerada um grave problema de saúde pública, pois compreendem um grupo de enfermidades que representam a terceira causa de morte registrada no mundo, metade das hospitalizações e consultas médicas (CORREIA, 1998 apud MARTINS, 2012)
A mortalidade em indivíduos imunocomprometido, tendo como exemplo, portadores de vírus da imunodeficiência humana (HIV), fibrose cística, e aos extremos de vida, como recém-nascidos e lactentes. (CORREIA, 1998 apud MARTINS, 2012)
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, na última década, cerca de um terço da mortalidade mundial em crianças (4 a 5 milhões de óbitos anuais) foi causada por infecções respiratórias aguda (RODRIGUES, 2002). No Brasil, as doenças respiratórias são responsáveis por aproximadamente 12% das mortes notificadas no país, sendo as pneumonias responsáveis por quase metade destes óbitos. Portanto, cerca de 5% de todas as mortes no Brasil são causadas por pneumonia (BRASIL, 2007).
1. CLASSIFICAÇÕES DAS PNEUMONIAS
Atualmente, com o aperfeiçoamento das técnicas de diagnóstico etiológico e melhor compreensão dos fatores que afetam a expressão clínica, a síndrome da pneumonia atípica perdeu suporte. A expressão clínica da doença é determinada pelo estado funcional e imunológico do paciente, e não