respiraçao
DIFERENÇA (CONCEITO)
MANIFESTAÇAO CLINICA
PNEUMONIA
A pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões. Ela pode ser causada por vários microorganismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos.
Esta doença é muito frequente e afeta pessoas de todas as idades. Muitas destas, anualmente, morrem por pneumonia. A metade de todos os casos de pneumonia é causada por bactérias e, destas, o pneumococo é o mais frequente.
São 3 tipos: típica que é a mais comum das pneumonias bacterianas. Atinge qualquer idade e causa febre alta, calafrios, tosse, expectoração e dor pleural.
Atípica: ocorre mais em jovens e esta relacionada a surtos sazonais causadas por vírus, onde sintomas são dores musculares, cefaleia, dor de garganta, prostração, artralgias. A tosse é seca e dor torácica, incarasteristica.
Mista: apresentam características comuns as anteriores. Acometem adultos de meia idade, com febre alta, calafrios, tosse com expectoração purulenta ou hemoptoica, astenia, cefaleia, vomito, diarreia, confusão mental e bradicardia, proteinuria e hematúria.
BRONCOPNEUMONIA
A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, bronquíolos e alvéolos vizinhos, agrupados em focos, aproximadamente do tamanho de nozes, disseminados pelos glóbulos dos dois pulmões.
É originada de complicações de processos infecciosos gerais ou, também, de um processo laringo-traqueobronquite agudo ou crônico. Pode também ser consequência de uma Broncoaspiração.
Embora pneumonia afeta os pulmões causando inflamação a broncopneumonia atinge os brônquios e os bronquíolos, e causa as mesmas manifestações clinicas da pneumonia
DERRAME PLEURAL
É caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. De acordo com a composição química, ele pode ser classificado em transudato, quando não há lesão no espaço pleural nem sinal de células inflamatórias, e em exsudato, causado pelo aumento da permeabilidade dos