DOENÇAS TORÁCICAS
RADIOLOGIA III
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ............................................................ 3
DPOC ............................................................................. 4
TUMOR PLEURAL .................................................... 6
PNEUMONIA .............................................................. 8
CONCLUSÃO ............................................................. 10
INTRODUÇÃO
Sintomas respiratórios são a primeira causa de procura do Pronto Atendimento. Tanto a incidência como a mortalidade das doenças respiratórias só aumenta no mundo, enquanto a incidência e a mortalidade por diferentes tumores ou causas cardíacas estão caindo. Um exemplo é o câncer de pulmão, que é a forma de câncer de maior mortalidade entre os homens e a segunda causa entre as mulheres.
Para piorar, as doenças respiratórias são pouco diagnosticadas. É muito comum atribuir o sintoma de falta de ar a outras causas que não o pulmão. Por outro lado, só cerca de 40% dos casos de tosse crônica tem o pulmão como origem.
No mundo todo, as doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Dentre as doenças mais comuns que acometem o aparelho respiratório estão: Broncopatias; Pneumopatias; Transtornos respiratórios; Fístula do trato respiratório; Doenças torácicas; Transtorno da motilidade ciliar; Doenças nasais; Hipersensibilidade respiratória; Infecções respiratórias; Doenças da traquéia; Laringopatias; Doenças pleurais; Anormalidades do sistema respiratório; Neoplasias do trato respiratório. Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.
A maioria das doenças que causam aumento da densidade pulmonar acometem os espaços alveolares e o interstício pulmonar.