Obesidade
- Dificuldades de “locomoção”, por motivos que incluem: cansaço, dores na coluna, nas pernas; - Dificuldades na realização de outras atividades que, para serem executadas, dependem da locomoção:tomar banho; fazer compras; preparar refeições; realizar trabalho doméstico; comparecer às consultas ou outros tratamentos, caminhar; - Gosta muito de comer e que o momento da refeição é um momento de prazer e alegria.
Atuação da Terapia Ocupacional No Brasil, a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa atinge todos brasileiros acima dos 60 anos tendo sua finalidade a recuperação, manutenção, promoção da autonomia e da independência do idoso (Brasil,2006). Um fator importante para ter um envelhecimento saudável é a atividade, termo que inclui a prática de exercícios físicos e mentais, individuais e grupais. A atividade é um meio através do qual se vivencia significado existencial através da expressão de valores, da auto-responsabilidade, da (re)descoberta de competências e habilidades, e no compromisso podendo envolver ainda convívio social pautado por bem-estar (Banhato, E. et al,2009). O terapeuta ocupacional é um facilitador junto a saúde do idoso que o capacita a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas (Okuyama,A. et al, 2009). atividades físicas, cognitivas e lúdicas como danças, circuitos, alongamentos, dinâmicas musicais, de raciocínio lógico e sequenciamento e passeio são recursos com grandes benefícios para a paciente.
Através da ocupação, seja em forma de trabalho ou recreação, metal ou física, deve ser prescrita e aplicada de maneira definida com o fim preciso de contribuir para o tratamento e de apressar a perda de peso.
Este programa se beneficiará de atividades dirigidas