Psicologia
A Psicanálise
O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humano.
Método de investigação: Caracteriza-se pelo método interpretativo, manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. Refere-se à forma de tratamento.
A Análise: Que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento. O exercício da Psicanálise é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos, instituições. A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
Método catártico: o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não dolorosa. Esta liberação de afetos leva à eliminação dos sintomas.
Freud, no início de sua prática médica usara a hipnose, não só com objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas.
A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
A teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente.
• O inconsciente: exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Estes conteúdos podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto é, “foram” para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes
• O pré-consciente: refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
• O consciente: é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da