Pnae - obesidade infantil
O PNAE, mais conhecido como Merenda Escolar, é um dos programas que beneficia os municípios, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde estão envolvidos a União, os Estados, os Municípios, Conselhos e Estabelecimentos de Ensino, e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros dos Estados, do Distrito Federal aos Municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos. É considerado um dos maiores programas na área de Alimentação Escolar no mundo e é o único com atendimento universalizado. Na área social é o maior programa do governo federal. O custo da merenda por aluno é dividido entre o governo federal, estadual e municipal, que completa com o valor que achar adequado, de acordo com a qualidade da refeição que pretende oferecer.
Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. De acordo com a Lei nº 11.947, de 2009, 30% do valor total a ser investido na merenda devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. É uma complementação da recomendação nutricional diária (calorias e proteínas) das crianças que estão em período escolar. Para as crianças que permanecem na Unidade Educacional por um período de quatro horas, a alimentação deve representar 15% da recomendação diária e para as crianças que permanecem por período integral, deve representar em torno de 85% da recomendação nutricional.
A elaboração do cardápio deve ser feita de modo a promover hábitos alimentares saudáveis, respeitando-se os hábitos alimentares de cada localidade, sua vocação agrícola e preferências por produtos básicos, dando prioridade, dentre esses, aos