Caatinga
O bioma Caatinga é o mais negligenciado dos biomas brasileiros, nos mais diversos aspectos, embora sempre tenha sido um dos mais ameaçados devido às centenas de anos de uso inadequado e insustentável dos solos e recursos naturais.
Reconheceremos também os problemas e riscos que o bioma enfrenta atualmente. Por exemplo,o uso sustentável e a conservação dos recursos florestais do bioma Caatingana Região Nordeste do Brasil passam obrigatoriamente por, pelo menos, duas questões fundamentais. A primeira diz respeito à sua importância para a manutenção da economia regional, seja para a geração de energia a partir da biomassa na forma de lenha, configurando-se a segunda fonte energética da região, seja na comercialização de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros por famílias e comunidades, ou para o fornecimento de forragem para o gado criado de forma extensiva em todo o bioma.
A segunda questão refere-se à informação gerada, organizada e disseminada sobre o uso sustentável desses recursos florestais. Considerando a importância da Caatinga, a informação existente ainda é escassa e pouco acessível aos mais diferentes públicos, desde os formuladores de políticas públicas até o pequeno produtor rural que tem, no recurso florestal, uma fonte alternativa de renda. Com finalidade de aperfeiçoar mais nossos conhecimentos sobre Biomas e Caatinga do Brasil.Apresentaremos sua formação: a vegetação, o solo e o relevo, sua hidrografia, influências, com o clima, assim com sua fauna que a pertence e aspectos culturais habitual. A produção florestal não-madeireira é uma alternativa econômica de parcela considerável da população rural que habita o Semi-Árido, principalmente entre mulheres, chegando a ser, em alguns casos, a principal atividade da família.Entretanto, essas atividades, realizadas sem o manejo adequado, contribuem para o processo de degradação da Caatinga, potencializadas pelo permanente uso do fogo.
Bioma
1 Vestígio de comunidades humanas