Curiosidades contabeis
IMOBILIZADO (ATIVO PERMANENTE)
Gado Reprodutor: São os animais destinados à reprodução, denominados de Touro (reprodutor) e Vaca (matriz). Normalmente é utilizado no processo de reprodução, a proporção de 15 a 20 vacas para 1 Touro.
Animais de Trabalho: são os animais responsáveis por trabalhos como, sela, transportes, etc.
Por estarem classificados no Ativo Permanente, esses bens ficam sujeitos à depreciação a partir do momento em que exerçam as funções para qual foram destinados.
No caso dos animais reprodutores normalmente se estipula a vida útil baseado na quantidade de reprodução estimada, entretanto é preciso observar a troca de animais para que não haja cruzamento com a mesma linhagem de descendência.
ESTOQUE (ATIVO CIRCULANTE)
São classificados no circulante todos os animais destinados a prática principal da atividade. O valor de registro desses animais poderá ser feito pelo custo ou pelo valor de mercado conforme regra de normatização.
Por prudência recomenda-se que a cria recém-nascida seja classificada primeiramente no Estoque até que possa ser analisada a sua habilidade e definida sua função.
Caso as crias nascidas sejam registradas pelo valor de mercado, a diferença entre o custo e esse valor deve ser considerada como um ganho econômico e lançado na conta de “superveniências ativas”.
O desaparecimento ou morte de animais terá seus valores registrados em conta de resultado como "insubsistências ativas".
RECEITAS
As receitas operacionais na bovinocultura são provenientes dos animais vendidos para o abate. O arrendamento de pastagens bem como outras receitas da atividade rural poderão ser classificadas também como receitas operacionais.
A receita proveniente do leite é tratada de forma diferente. Sendo a atividade principal de corte o leite produzido é tratado como redução dos custos e não como receita.
DESPESAS DE CUSTEIO
Consideram-se despesas todas aquelas referentes a atividade