Caatinga
Ao longo deste trabalho, iremos explicar sobre o nosso rico bioma: a Caatinga. Explicaremos a localização da Caatinga, seus domínios morfoclimáticos, sua Biodiversidade em Fauna e Flora, seus Fitoterápicos, os índices de desmatamento etc.
LOCALIZAÇÃO DA CAATINGA
Localiza-se na faixa sub-equatorial. Estende-se pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais. Cobre cerca de 734.478 km2, aproximadamente 10% do território nacional.
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
O clima é semi-árido, com temperaturas médias anuais compreendidas entre 27ºC e 29ºC e com médias pluviométricas inferiores aos 800 mm. A rigidez climática das caatingas é causada pela irregularidade das chuvas. Os rios são intermitentes, correm apenas durante o período de chuvas, tendo seus cursos interrompidos durante a estação seca. Pela região passam os rios São Francisco e Parnaíba que percorrem a região da caatinga e recebem a contribuição de diversos afluentes que nascem ali.
BIODIVERSIDADE : FAUNA
Mesmo durante a seca, a vida animal também é rica e diversificada. Contudo, é após as chuvas que a diversidade animal e vegetal das caatingas se torna evidente. As plantas florescem e os animais se reproduzem, deixando descendentes que já possuem adaptações para suportar o longo período de seca seguinte. A Fauna da caatinga, ao contrário do que muitos pensam, é muito rica. Existem centenas de espécies vivendo neste bioma. Podemos citar entre as principais: Veado-catingueiro/ Preá/ Gambá/ Sapo-cururu/ Cutia/ Tatu-peba/ Ararinha-azul/ Asa-branca/ Sagui-de-tufos-brancos.
Ararinha azul Cutia
Tatu-Peba Sagui-de-Tufos-Brancos
BIODIVERSIDADE : FLORA
A flora se constitui de espécies xerófitas (formação seca e espinhosa resistente ao fogo e praticamente sem folhas) e