Plágio acadêmico
Matricula 201274033ª
Administração Pública
Seminário Integrador
Polo Bicas
13/02/2013
PNAP3-A Plágio Acadêmico
O plágio trata-se da cópia de idéias ou conteúdos de trabalhos de outra pessoa que são utilizados com se fossem daquele que finge ser o autor legítimo dos mesmos.
Lendo sobre o assunto mencionado “O plágio na sala de aula virtual” pude confirmar o que já acreditava: a honestidade precisa ser adotada em todos os setores de nossa vida. Ela é imprescindível para que nos respeitemos e sejamos respeitados.
Quando se copiam obras e opiniões na internet, nos momentos que se deparam com dúvidas e se pensam ser incapazes de resolve-las, precisam acreditar em si mesmos e buscar o seu próprio conhecimento. A prática do Plágio nos estudos vai contra a ética e a moral, e o único perdedor da vez é o próprio aluno, que não aprende nada ou quase nada com essa atitude de má fé.
A educação brasileira enfrenta inúmeras dificuldades, são muitas as limitações para se construir os trabalhos científicos e a desonestidade de se copiar os textos e os trabalhos é mais um entrave nessa conquista.
Por isso, não existe justificativa para o plágio. A Universidade é o momento de aprendizado, onde o aluno se prepara para a vida profissional, é o momento em que ele deve aprender através da leitura, do estudo e de muita busca. O plagiador só vai mostrar para ele e para a comunidade escolar o quanto é incompetente como aluno e o quanto será quando profissional. É esta a maior punição. Então, as autoridades têm a missão de tomar devidas providências para que esses alunos reflitam bem antes de se atestarem como incapazes o procurem seguir o caminho da sabedoria e do conhecimento.
Fontes: www.webartigos.com e