Plagios academicos
Acadêmicos
Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I dd/mm/aa RESUMO
O objetivo deste artigo é mostrar os tipos de plágios, não só os que estão presentes na vida acadêmica dos estudantes, mas em qualquer meio que faça suas criações. Cabe aos docentes mostrar as conseqüências do plágio para os estudantes, que ao tornar-se leitor ele poderá construir seus próprios textos passando a ser autor sem precisar utilizar a prática do plágio e se beneficiando de novos conhecimentos.
Saber identificar quando há plagio verificar que não esta presente somente nas universidades ou no meio artístico, mas esta presente também no meio da arquitetura, design e em tudo que é criado, hoje ficamos admirado com casas, prédios de projetos arrojados maravilhosos, mas não conhecemos o verdadeiro dono do projeto a verdadeira idéia, da onde surgiu quem foi seu verdadeiro criador. Quando se fala de direitos autorais logo lembramos, marcas e patentes que também são possíveis registros de direitos autorais protegidos por lei.
Mostrara ainda que sim pode ser copiado qualquer tipo de trabalho, mas que tem como ser detectado e que a lei que protege os direitos autorais esta cada dia mais forte em nosso país.
.
Palavras-chave: Plagios. Direitos Autorais.
1 INTRODUÇÃO
A palavra “plágio” em latim tem o significado de indivíduo que roubava escravos ou escravizava pessoas livres, o plagio define-se como apropriação de trabalhos indevidos feitos por outros autores. O texto “A praga do plágio acadêmico” escrito pelo professor Dr. Richard Romancini, mostra que o plágio já existia antes mesmo do surgimento da Internet, o autor em seu artigo mostra diversos tipos de plágio e que eles são divididos em dois grupos: o plágio voluntário e o plágio involuntário. Com base em pesquisas, a finalidade deste trabalho é mostrar os variados tipos de plágios tanto nos