Plágio academico
Disciplina: Metodologia Científica
Profª: Marina Alvarenga
Aluna(o)s: Cintia Silva Militão de Camargo RGM: 328993
Resumo crítico.
Leia o texto “Plágio acadêmico: ignorância, má fé ou problema estrutural?, disponível em: https://www.ufmg.br/cedecom/labcon/formato/materias/plagio-academico-ignorancia-ma-fe-ou-problema-estrutural/. RESENHA
Resenha do texto escrito por Roberto Rodrigues, Rodrigo Miranda, Karina Fróes, Rafael Amaral e Rodrigo Oliveira: Para desenvolver um trabalho acadêmico é necessário um vasto conhecimento sobre o assunto a ser tratado e este conhecimento só será adquirido através de amplas pesquisas acerca do mesmo.
O pesquisador deverá elaborar seu trabalho utilizando informações fiéis ao que foi pesquisado e deve dar ênfase aos autores consultados. A omissão de informações referentes à pesquisa realizada, utilização de cópias de trechos ou imagens da obra sem a menção de seus autores é plágio e este ato é um crime, como prevê a lei 9.016. A punição para este crime poderá ser através ressarcimento por dano moral ou ainda por dano material se o plagiador utilizar a obra para fins lucrativos. Porém, antes de solicitar a punição por meio judicial, o autor poderá solicitar a retirada dos trechos plagiados de sua obra; Alguns autores podem solicitar esta ação mesmo quando há a citação de acordo com as normas impostas pela ABNT, se considerarem que a cópia não é compatível com sua obra. Na vida acadêmica, a punição está dividida em graduação e pós-graduação, sendo que esta ultima é mais rigorosa devido à experiência do aluno. O aluno poderá ser punido através da nota ou ainda com seu desligamento da instituição.
Através dos fatos apresentados, verificamos que utilizar cópias, devido à falta de tempo ou simplesmente pela facilidade para tal, sob hipótese alguma é construtivo ou benéfico, além de ser desrespeitoso.