Pluralismo jurídico sociologia juridica
Trabalho apresentado pela aluna MICHELE JULIANA DE TOLEDO MORAIS, para a disciplina de Sociologia Jurídica e Judiciária.
Ourinhos - São Paulo
Outubro 2012
1)Elabore uma avaliação crítica, traçando um paralelo entre a realidade fática apresentada no vídeo e a realidade brasileira atual, 2) Definir os conceitos básicos e as noções gerais do tema.
A frase: “a vida do Direito é o diálogo da história” deverá ser analisada no contexto da sociedade brasileira.
Um novo paradigma
Em primeiro lugar, entendamos o que é paradigma?
Paradigma é um conjunto de regras, regulamentos, padrões ou rotinas, nem sempre reconhecíveis, que mostram como resolver problemas dentro de certos limites. Paradigmas influenciam fortemente a maneira de ver e analisar problemas, afetando sensivelmente as decisões. Impedem a previsão do futuro, bloqueiam a criatividade. Com isso, todo mundo tende a buscar, nas experiências do passado, soluções para novos problemas, apoiadas em "velhos paradigmas". Os paradigmas filtram novas experiências. As pessoas vêem o mundo, o tempo todo, através de seus paradigmas. Constantemente, selecionam informações do que de melhor se ajusta a suas regras e regulamentos, e tentam ignorar o resto. Por isso há tantas divergências na interpretação de um mesmo fato. A versão que cada pessoa dá a um acontecimento está condicionada ao seu paradigma particular.
A mudança de paradigma representa um novo e revolucionário modo de se pensar nos velhos problemas. Esta mudança ocorre geralmente quando: 1º as regras do jogo estabelecidas não conseguem oferecer soluções eficazes para os problemas; 2º quando uma nova visão, uma explicação diferente ou uma descoberta oferecem perspectivas que revolucionam a compreensão; 3º quando a velha estrutura de percepção cede lugar à nova.
Devido ao atrofiamento do modelo jurídico estatal e ao saturamento do modelo de