Desemprego tecnológico
De fato, o trabalho é um elemento importante no mundo em que vivemos, ele é a ação que traz dinheiro, necessário a sobrevivência no sistema monetário. Na atualidade enfrentamos um problema que pode acarretar numa grande mudança estrutural: o desemprego tecnológico. Mais do que nunca a força humana vem sendo trocada pelas máquinas. Empregos que antes garantiam dignidade põem em duvida esse sentimento por serem repetitivos e cansativos, que qualquer máquina faria. Vamos chegando a beira do conflito entre avanço tecnológico e manutenção de um sistema que perpetua fome no mundo todo e que tem como base conceitos medievais e não compatíveis com nossa capacidade atual.
Desemprego na Venezuela (teatro)
O ditador venezuelano Hugo Chavez já está no poder há quase quinze anos. Desde sua posse ele vem sistematicamente destruindo a Venezuela, sem qualquer avanço em termos econômicos para o país sul-americano que é um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
O socialismo de Chavez na Venezuela não alterou em nada a situação da economia venezuela. Na realidade, sob Chavez a economia da Venezuela se deteriorou. O petróleo responde hoje por 95% das receitas de exportação do País, por 55% do orçamento federal e por e cerca de 30% do PIB, configurando-se em uma economia primária e pouco desenvolvida, que importa a maior parte de seus bens e serviços.
Todas as bravatas do coronel ditador Chavez não foram suficientes para fazer PIB da Venezuela se desprender da curva de preços do petróleo. A queda do preço da commodity em 2002 e fevereiro de 2003 teve consequências desastrosas para a Venezuela, com queda do PIB de 9% em 2002 e 8% em 2003. Com a recuperação dos preços após esse período a economia disparou, mas nos últimos três anos está novamente em recessão.
Além do problema de contração da economia, a política populista de expansão do crédito criou um boom de consumo interno, resultando em uma inflação elevada - cerca de 32% em 2008, e