O desemprego tecnológico
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
O desemprego tecnológico
Paper apresentado à disciplina Sociologia das Organizações do curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco como requisito para obtenção de nota da 2ª avaliação do 1º bimestre, ministrado pela Profª. Socorro Forte.
São Luis/MA 2010
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
O desemprego tecnológico
Wanildete de Almeida Oliveira
RESUMO
Demonstrar como o desemprego tecnológico, um dos grandes males atuais tem atingindo pessoas em todas as esferas, não se prendendo somente aos países pobres, subdesenvolvidos e com mão de obra desqualificada, mas também a pessoas especializadas em uma determinada atividade. A introdução de tecnologia trouxe grandes benefícios e facilidades ao homem, no entanto, resultou na substituição da mão de obra humana pelo uso de máquinas e computadores, o que leva ao aumento no número de desemprego.
Palavras-chaves: Desemprego. Tecnologia. Mão de obra.
INTRODUÇÃO
O objetivo do presente paper é analisar de forma sucinta as implicações das questões voltadas ao mercado de trabalho, mas especificamente a questão do desemprego tecnológico ou estrutural, resultante de um contexto global de adoção de processos focados na tecnologia.
Os avanços tecnológicos em muito contribuíram para a comodidade e benefícios da humanidade, sendo os mesmos, decisivos para o atual quadro de desemprego estrutural no mudo. O desemprego tecnológico resulta da substituição da mão de obra humana, pelos processos de automatização de fábricas, bancos, empresas públicas e privadas, hospitais etc. As informações utilizadas são em grande parte da literatura disponível sobre o assunto, bem como, de trabalhos recentes sobre a questão.
1. O DESEMPREGO TECNOLÓGICO
Com o advento da globalização a partir da década de 90, o mundo passou por significativas mudanças, principalmente no campo econômico. Os avanços tecnológicos na