Plano de melhoria da gestão
É um instrumento de Gestão, constituído de um conjunto de metas a partir de avaliação de uma organização, com o objetivo de melhorar o desempenho da instituição. Essa avaliação pode ser comparado a um exame de rotina que permite localizar onde há problemas. Por tanto, ao determinar a avaliação serão objeto da ação do PMG, em áreas da organização que serão atingidas pelo plano, pois deverão passar por estudos mais profundos. Com isso será diagnosticada uma solução mais adequada à organização.
PMG, não depende do planejamento estratégico, nele pode conter metas de implementação ou de melhoria. O planejamento de melhoria é uma das funções gerenciais, juntamente com entre outras, por tanto avaliarem melhorar são mais importantes que planejar.
Priorização das oportunidades de melhoria
Consiste na seleção de oportunidades de melhoria identificadas previamente que serão seu foco para evitar as dispersão de recursos. Principal critério de avaliação é perguntar-se: se há alguma oportunidade de melhoria identificada? Que a alta administração tenha interesse. Se houver são prioritárias.
É necessário observar os projetos já em desenvolvimento que têm relação com pelo menos uma das oportunidades de melhoria identificadas para serem igualmente prioritárias.
Avaliação e o planejamento não podem interromper as ações em desenvolvimento da organização. O plano de melhoria de gestão é um instrumento de organização das ações. Umas das ferramentas de priorização para definir a prioridade das oportunidades de melhoria: Destaca-se a matriz GUT (gravidade, urgência e tendência).
A ordem de priorização não determina necessariamente quais oportunidades de melhoria serão transformadas em metas no plano.
Fatores críticos para o sucesso
Credibilidade, compromisso, aceitação são as condições fundamentas para que a estituição ou estratégia tenha sucesso. Dois pontos devem ser considerados na identificação desses fatores: Um fator crítico