Santo agostinho - resumo
Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos). Ele foi um filósofo e teólogo latino da Província da África do Império Romano e é geralmente considerado como um dos maiores pensadores cristãos de todos os tempos. Suas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo ocidental.
II - Biografia
I - maniqueísmo
Agostinho nasceu na cidade de Targaste, província de Souk ahras, na época uma província romana, atual Argélia, filho de pai pagão, patrício e mãe catolica, mônica. Foi educado no norte da áfrica e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão. Agostinho era de ascendência berbere. Com onze anos de idade, foi enviado para a escola em Madaura, uma pequena cidade da Numídia, antigo reino berbere no Norte da África. lá ele se familiazirou com a literatura latina, e também com práticas e crenças do paganimos. No período 369 e 370 ele leu o dialogo Hortensius de Cícero (hoje perdido) que lhe despertou o interesse pela filosofia e a se tornar um seguidor do Maniqueísmo.. Aos 17 anos seu pai o enviou para Cartago para continuar sua educação retórica. Nesta mesma cidade ele teve uma relação com uma mulher jovem, com a qual teve um filho chamado Adeodato. Nos anos 373 e 374 ele ensinou gramática em Tagaste e no ano seguinte foi professor da cadeira municipal de retórica em Cartago. Em 384, Agostinho ganhou do prefeito de Roma o emprego de professor de retórica imperial em Milão e lá abandonou o Maniqueísmo e abraçou o movimento cético da Academia Neoplatonica.
II - Conversão ao Cristianismo Após ter lido um relato da vida de Santo Antônio do Deserto, de Santo Atanásio de Alexandria, ele sofreu uma tremenda