Plano de ensino
Resumo:A deficiência física pode ser definida como sendo uma desvantagem, resultado de uma incapacidade ou de um comprometimento, a qual limita o desempenho motor de determinada pessoa, porém, não significa invalidez social. A prática de exercícios físicos (esportes) para os deficientes físicos representa uma ampliação de interação social, o que leva qualquer deficiente a superar a si próprio e a melhorar a sua auto-estima por meio de trocas e de experiências. A natação é um dos esportes mais completos e proporciona uma variedade de benefícios tanto para indivíduos em geral como para os portadores de algum tipo de deficiência física. O presente trabalho ressalta a necessidade de trabalhar a natação para deficientes físicos na perspectiva da corporeidade, a qual proporciona o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção corporal do indivíduo, permitindo à pessoa se conhecer primeiro, tendo noção do seu próprio corpo, seus limites, suas possibilidades. O objetivo deste artigo é apresentar os benefícios que a natação pode proporcionar aos deficientes físicos.
Palavras Chave: Natação, deficiência física e aptidão física. INTRODUÇÃO
Atualmente, pode-se observar que na sociedade moderna um número cada vez maior de pessoas com algum tipo de deficiência física (necessidades especiais) está envolvido em esportes e atividades físicas devido aos benefícios que trazem para a reabilitação, saúde e para a auto-estima. A exclusão dessas pessoas da prática do esporte ou da atividade física pode induzir a diminuição da eficiência dos movimentos, da aptidão física ou até mesmo das habilidades motoras.
Um dos esportes mais apropriados para pessoas com algum tipo de deficiência física é a natação, pois devido às facilidades e aos benefícios proporcionados pela execução do movimento do corpo dentro da água, a natação desenvolve o condicionamento aeróbio, a coordenação motora e reduz a fadiga muscular. Para indivíduos com deficiência