Plano de aula eixo cidadania
EIXO: CIDADANIA
Data: 08/10/2012
CONTEÚDO:
A análise e interpretação das linguagens verbal e não verbal presente nos grafites.
OBJETIVO GERAL: Promover um debate crítico acerca da arte de grafitar, buscando uma associação dessa arte com a busca dos jovens pelos seus direitos de cidadania.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1. Instigar a discussão em sala sobre o grafite, como é ele é visto pelos alunos, se aqueles desenhos nos muros chamam a sua atenção e se eles buscam interpretar as mensagens presentes nas imagens.
2. Traçar comentários sobre como o grafite costuma ser visto pela sociedade, ou seja, como vandalismo, de forma marginalizada e em geral com muitos preconceitos.
3. Mostrar os exemplos de grafite, observando como vem se destacando na mídia. Com o intuito de desmistificar, falar sobre a verdadeira essência, como as ideologias e formas de ver o mundo que os jovens transmitem através de seus desenhos.
4. Fazer uma análise de imagens (grafite) associando à busca dos jovens pela cidadania.
5. Identificar os traços de revolta e ideologias dos jovens expressas através dos grafites.
6. Mostrar a importância desses desenhos por se tratarem de experiências vivenciadas no cotidiano dos jovens e representarem uma arte local e contemporânea.
AVALIAÇÃO:
1. Tendo em vista que os grafites refletem as revoltas, as ideologias e o pensamento dos grafiteiros que assumindo a sua posição de cidadão, buscam a garantia de seus direitos através de seus desenhos. Utilizando-se da linguagem verbal e não verbal, faça na forma de grafite, imagens que representem a realização desses direitos, como também os deveres que devem ser cumpridos pela sociedade, referentes aos temas abaixo:
a)Saúde eficiente;
b)Preservação do meio ambiente;
c)Educação de qualidade;
d)Direito à áreas de esporte e lazer;
e)Política sem corrupção;
A turma deve ser dividida em grupos em que cada grupo deve escolher um tema.
RECURSOS:
Datashow, papel para desenho.