Aa etnias
Para haver de fato uma raça, no sentido puro de termo, é necessário que uma dada população permaneça isolada por longo tempo( centenas de gerações), durante o qual os cruzamentos ocorrem apenas entre os indivíduos dessa mesma população.Isso não acontece na população mundial, com exceção talvez de habitantes de algumas ilhas e num passado remoto.Graças as migrações de uma área para outra, ao comércio, as guerras, etc. Em todas essas formas de contatos sempre houve miscigenação.
Tendo em vista todas as dificuldades que existem para aplicar o termo raça a espécie humana, vários cientistas resolveram substituí-lo por etnia.Quando observamos a população de certos países , notamos que existem vários grupos diferentes( que possuem traços comuns físicos ou culturais) e um sentido de identificação, de pertencer a um mesmo grupo. Tomemos como exemplo a população brasileira; os negros, os diversos grupos indígenas, os descendentes de portugueses, os italianos, os japoneses e outros.
O termo raça não é adequado, pois tanto uma raça pode estar presente em vários desses grupos e em alguns casos um grupo pode abranger várias raças. O fundamental é o sentimento de identificação, tanto do próprio grupo como da sociedade nacional. Pouco importa se a base para isso é a cor da pele, o idioma original, um sentimento em comum ou de problemas semelhantes, etc.
O termo etnia não é muito rigoroso pois nele pode incluir, tanto grupos de pessoas originais de uma certa nacionalidade ( italianos, alemães, portugueses japoneses,etc.), como os que tem em comum algum traço físico (a cor da pele geralmente), ou até mesmo várias culturas, como as diversas sociedades