Linguagem verbal
Comunicação Visual ou Design Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de atuação.
OBS.: Os signos visuais:
Ícones - representam um modelo imitativo de um objeto, de uma forma, de um espaço ou uma situação. É característico das artes plásticas e dos meios de comunicação de massa.
Exemplos: uma fotografia, um mapa, um diagrama, etc.
Indícios - são signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais. Através da acumulação de experiências, devido à ocorrência de situações idênticas, indicam algo e adquirem significado.
Exemplo: nuvens negras indicam tempestade.
Símbolos - designam o objeto de uma maneira totalmente livre, independentemente de semelhanças ou de uma ligação direta com ele. O significado é estabelecido através de normas e convenções. Para serem entendidos necessitam de uma prévia explicação.
Exemplos: leão - símbolo da força e da autoridade. Urubu – representa o flamengo.
Perfil: Os profissionais dessa área pensam, analisam, fazem modelos, desenham e indicam alternativas aos seus clientes. A essência da área profissional do Design é planificar e explicar idéias, assegurando-se de que o produto criado possa ser produzido, levando-se em conta as ferramentas e as informações necessárias, e se cada elemento projetado é realizável. Dessa forma, faz-se presente a necessidade de harmonizar duas áreas do conhecimento humano, a Técnica articulando-se com a Arte. A Técnica é definida pelo desenho, ergonomia, propriedade dos materiais, computação, etc. A Arte define-se pela harmonia visual, na escolha de cores, formas e texturas, pelas tendências estilísticas etc. O Designer participa de projetos nas áreas de programação visual, logotipia e identidade visual de empresas, eventos, produtos,