Planejamento e projeto
1.2. A relação entre planejamento - plano - projeto
Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU
Em sua atuação como gestor, já deve ter observado que, no campo do planejamento em educação, por vezes, usamos como sinônimos termos que, apesar de estarem diretamente articulados uns aos outros,
O que você entende por planejamento? necessariamente não são exatamente a mesma coisa. É o caso de expressões como planejamento, plano, projeto.
Planejamento?
Plano?
Projeto?
A distinção entre esses termos não significa afirmar que haveria um antagonismo entre eles. Pelo contrário, todos dizem respeito a aspectos relativos à organização de determinada ação, no entanto, cada um tem seu significado.
Como já comentamos em outro momento, o planejamento consiste no processo de organização de determinada ação, o que implica um conjunto de encaminhamentos, princípios e pressupostos. A definição do caminho a ser percorrido para se alcançar o objetivo almejado envolve um conjunto de iniciativas e ações, entre as quais as elaborações de plano e projeto.
Mas, além da compreensão sobre as relações de aproximação entre planejamento, plano e projeto, é importante ressaltar que todo esse processo de organização da ação, expresso em plano ou projetos, pode-se desenvolver sob diferentes caminhos, a partir de diferentes olhares. Esses diferentes caminhos e olhares, ao mesmo tempo em que refletem diferentes maneiras de se compreender o processo de organização do trabalho educativo, diferentes concepções, traduzem projetos políticos distintos quanto ao lugar e ao papel da educação e da gestão escolar.
Plano
O plano consiste na sistematização do processo de organização da ação. No plano devem estar sistematizadas as ações que se pretende desenvolver, informações e princípios que balizam e sustentam essas ações. Ele se constitui num guia para a ação.
Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o